top of page

Benefícios da Batata Doce

  • nutrimonicakinoshi
  • 13 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2020



ree

A Batata Doce é nativa das Américas e é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil as suas raízes são ricas em açúcares que ajudam a manter o nível glicêmico estável, oferecendo vários benefícios para o corpo. Ela também possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6. Por ser um alimento rico em fibra, ela é considerada um alimento com médio índice glicêmico, ou seja, aumenta gradualmente a glicemia. Dessa forma os carboidratos são digeridos mais lentamente, fornecendo energia ao organismo de forma gradual não elevando os níveis de insulina e assim podem auxiliar na perda de peso, pois os picos de insulina no sangue estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

O fato de ser uma fonte gradual de energia faz com que a batata doce seja um alimento essencial para quem pratica atividade física. Isso porque ela possibilita que esses indivíduos tenham energia para disponibilizar para os músculos durante todo o treino, não levando-os à hipoglicemia, uma queda brusca dos níveis de glicose.

Lembrando que quando consumimos alimentos com alto índice glicêmico no pré treino podemos sentir tontura, náuseas e até mesmo desmaio durante a prática de atividade física.


A batata doce também auxilia do controle do apetite devido ao seu alto teor de fibra, auxilia a digestão e reconstruir os músculos. E devido ao seu auto poder antioxidante a batata doce ajuda a expulsar as toxinas acumulada no organismo e o sistema imunológico fica reforçado e, como consequência, diversas doenças são evitadas. Além de todos esses benéficos a batata doce ainda ajuda a diminuir o estresse por ser rica em magnésio, um mineral que contribui para a redução do mesmo. Por conta disso, consumir esse vegetal ajuda no relaxamento e a manter a calma, alé de cuidar dos nervos.

Já na Diabetes a batata doce em si, não previne ou cura a doença mas pode ajudar a diminuir os riscos de picos de glicose sanguínea. Esse mecanismo é de extrema importância ao organismo uma vez que poupamos mais o pâncreas, produzindo quantidades baixas de insulina, hormônio que capta a glicose para combustível celular, podendo assim diminuir o risco de diabetes.


BATATA DOCE ROXA X BRANCA

Se estivermos nos referindo a uma dieta para emagrecer, sem ter como objetivo principal a construção de massa muscular, que visa o controle de calorias ingeridas nas refeições, quem se mostra levemente mais vantajosa é a batata doce branca, com 92 calorias a cada 100 g contra 95 calorias na mesma proporção, encontradas na batata doce roxa. Mas não deveríamos levar em consideração essa diferença calórica por não ser tão significativa assim. Quanto ao seu índice glicêmico não há diferença, sendo assim sua escolha pela branca ou a roxa não irá afetar o processo de construção muscular. Isso significa que qualquer tipo que você selecionar te proporcionará energia ao mesmo tempo que não causará um pico seguido de despencamento no seu nível de glicose no sangue e te auxiliará no controle do apetite.


Entretanto existe sim uma diferença importante entre as duas, na qual a batata roxa sai em vantagem ao se comparar com a branca no que se diz respeito ao fornecimento de vitaminas e minerais sendo mais vantajosa o seu consumo no ponto de vista nutricional.

Já em relação ao sabor, quem sai na frente mais uma vez é a batata doce roxa, que oferece um gosto mais adocicado e agradável, enquanto a branca vem com um aspecto mais ressecado.

De qualquer modo, independente de sua escolha gostaria de ressaltar que qualquer um dos tipos de batata, roxa ou branca trazem benefícios para a sua saúde, boa forma e construção muscular.

 
 
 

Comentários


Envie sua Mensagem

Rua Bacabal 140,

Sala 77 - Parque Industrial

(12) 98154-2305

Obrigado! Mensagem enviada.

© 2020 Todos os direitos reservados. Criado por: Estúdio Nave

bottom of page