Dicas para melhorar a imunidade
- Nave

- 23 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias e vírus por meio do sistema imunológico. Essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Podemos usar uma série de substâncias para potencializar o sistema imunológico, como vitaminas, minerais e enzimas, que devem ser consumidas com certa periodicidade. Devemos incorporar à dieta grãos, hortaliças frescas, frutas, nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. Alguns alimentos prejudicam o bom funcionamento do sistema imunológico tais como: gorduras, açúcares e alimentos processados, além de refrigerantes.
1. Evite alimentos inflamatórios e que demandem muita energia para digestão, como o leite de vaca.
2. Tenha o sono regular e cuide das suas emoções. O descanso do corpo e da mente está diretamente ligado à produção hormonal que influencia a sua imunidade. O medo, o pânico e a ansiedade contribuem para a produção de substâncias imuno-depressoras, como o Cortisol. Acalme-se e descanse;
3. Hidrate-se durante todo o dia. É indicado o consumo mínimo diário de 35 ml de água pura por kg de peso. Lembrando que a ingestão de sucos, leites vegetais e chás não entram neste cálculo;
4. Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e minerais. Capriche em sucos e saladas coloridas, com frutas, legumes e verduras variadas, e de preferência, in natura, para conservar a energia vital do alimento e o maior aporte micro-nutricional;
5. Insira na rua rotina, e sem exagero, o consumo de alimentos que possuem o poder anti-inflamatório natural e atividade anti-microbiana como alho, cúrcuma, gengibre e limão.
6. Inclua na sua rotina o consumo de chás antioxidantes, como chá verde, hibisco, gengibre, romã, cúrcuma e maçã com canela. Eles possuem componentes que auxiliam na melhora do perfil metabólico, favorecendo o funcionamento do organismo, como um todo;
7. Inclua se possível Iogurte com Lactobacilos. Estudos científicos mostraram que os lactobacilos, presentes no iogurte, recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
8. Faça pelo menos 1 vez ao dia suco verde que contenha clorofila, já que é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo bem simples é o suco de agrião com laranja.
9. Como já vimos o gengibre fortalece o sistema de defesa do organismo, o ideal é consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo. Aproveite os benefícios do gengibre acrescentando rodelas em sua garrafinha de água e tome durante o dia todo. Mas cuidado, ele é contra indicado para pacientes hipertensos assim como a canela e o chá verde.
10. O chá verde é rico em flavonoides que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra infecções causadas por vírus e bactérias. Para prepara-lo, adicione as ervas ou sachê de chá verde na xícara com água fervente e abafe por aproximadamente 5 minutos.
11. No própolis encontramos flavonoides, vitaminas e minerais como o zinco, silício e cálcio, reforçando assim o sistema imunológico.
12. Outros alimentos muito importantes para defesa do sistema imunológico são: cenoura, laranja, damasco, espinafre. O betacaroteno presente nestes alimentos estimulam células imunológicas protetoras. Já o limão, acerola, abacaxi são ricos em vitamina C, a qual melhora o sistema imune por atuar como antioxidante, protegendo as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções.
13. Mantenha a rotina de tomar 15 minutos de sol por dia, antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde. A vitamina D é aliada no fortalecimento do sistema imune.
Atenção: Se você possui alguma patologia especifica ou é gestante procure um profissional para melhor lhe orientar e organizar a sua rotina alimentar, a final nem tudo é permitido e cada caso é um caso.
Lembre-se: na medicina não existe milagre ou porção mágica. Aproveite este momento para se recolher, incluir bons hábitos alimentares e de estilo de vida, meditar, cuidar da sua mente e descansar. Tudo isso vai passar, mas para que isso aconteça temos que fazer a nossa parte.





Comentários